Ver o conteúdo principal

Docentes

Biografia

Luís Madureira é sócio-gerente e fundador da ÜBERBRANDS, uma consultoria estratégica que apoia organizações a navegar com sucesso no ambiente competitivo. Anteriormente, ocupou a posição de Responsável pela Prática Global de Inteligência Competitiva na Ogilvy Consulting.
Tem uma vasta experiência internacional em Consultoria e na indústria de Bens de Consumo, tendo trabalhado com empresas como Diageo, Coca-Cola, PepsiCo, Red Bull, United Coffee e Heineken. Ao longo da sua carreira, desempenhou funções de liderança nas áreas de Inteligência Competitiva, Estratégia, Marketing e Vendas, tanto a nível nacional como global.
Luís Madureira recebeu o título de CI Fellow pelo Council of Competitive Intelligence Fellows, a mais alta distinção na área da Inteligência Competitiva (CI). Além disso, é o Presidente da SCIP Portugal e um orador internacional de renome.
É autor do SMINT, a primeira abordagem em tempo real de Inteligência Competitiva, e do INNOVaction, um programa completo de inovação.
Luís tem uma licenciatura em Economia pela NOVA SBE e é certificado com os níveis CIP-I & II pela Academy of Competitive Intelligence. Atualmente, encontra-se a concluir o seu doutoramento em Gestão de Informação (Sistemas de Informação e Apoio à Decisão) na NOVA IMS, onde colabora como Investigador do MagIC.

Publicações Cientificas

Madureira, L., Popovic, A., & Castelli, M. (2023)

Competitive Intelligence Empirical Validation and Application: Foundations for Knowledge Advancement and Relevance to Practice. Journal of Information Science. https://doi.org/10.1177/01655515231191221

Madureira, L., Popovic, A., & Castelli, M. (2023)

Competitive Intelligence Maturity Models: Systematic Review, Unified Model and Implementation Frameworks. Journal of Intelligence Studies in Business, 13(1), 6-29. https://doi.org/10.37380/jisib.v13i1.988

Madureira, L., Sergeenko, I., & Zaimenko, S. (2023)

Competitive Intelligence and International Business Development Strategies for Multinational Enterprises in Conflict Zones: A Study of the Fast-Food Industry During the Russia-Ukraine Conflict. Journal of Intelligence Studies in Business, 13(Special Issue 1), 10-32. https://doi.org/10.37380/jisib.v13iSpecial%20Issue%201.1133

Madureira, L., Popovic, A., & Castelli, M. (2021)

Competitive Intelligence Empirical Construct Validation Using Expert In-Depth Interviews Study. In 2021 IEEE International Conference on Technology Management, Operations and Decisions (ICTMOD) (pp. 1-6) (ICTMOD 2021. IEEE International Conference on Technology Management, Operations and Decisions, 24-26 Nov. 2021, Marrakech, Morocco). IEEE. https://doi.org/10.1109/ICTMOD52902.2021.9739422

Madureira, L., Popovic, A., & Castelli, M. (2021)

Competitive intelligence: A unified view and modular definition. Technological Forecasting and Social Change, 173, 1-17. [121086]. https://doi.org/10.1016/j.techfore.2021.121086

Madureira, L., Castelli, M., & Popovic, A. (2019)

Design thinking: the new mindset for competitive intelligence? Impacts on the competitive intelligence model. In Proceedings of the 19th  Portuguese Association of Information Systems Conferemce: digital disruption: living between data science, IoT and ... people (pp. 34). Associação Portuguesa de Sistemas de Informação.

Madureira, L. (2019)

Design Thinking: The New Mindset for CI? Competitive Intelligence Magazine - SCIP, 24(1)