Ver o conteúdo principal

NOVA Center for Global Health Lab

Slidehp

NOVA Center for Global Health Lab

O Center for Global Health, é o contributo que a NOVA IMS dá ao país para fomentar a geração e partilha de conhecimento relevante na área das políticas de Saúde Global, tema cada dia mais na agenda dos países em resultado da complexificação das necessidades de saúde, das alterações climáticas, da escassez de recursos energéticos e naturais. É dada ênfase particular ao recurso a tecnologias digitais e ciência de dados e de gestão de informação, onde se destaca a infodemiologia como uma das suas prioridades.

Enquanto centro académico com responsabilidade social, ambiciona facultar aos decisores e aos demais atores do ecossistema da saúde global, ferramentas e competências que permitam acelerar a translação de recomendações baseadas em ciência, em políticas públicas, legislação, intervenções e/ou educação para a Saúde Global promotoras de melhores indicadores e geradoras de valor e resultados em saúde.

O Center for Global Health contribui para a inserção de Portugal nas redes de conhecimento internacionais de governação, prevenção, preparação e resiliência dos sistemas de saúde, nomeadamente com a Organização Mundial da Saúde (OMS), assim como as principais agências europeias e multilaterais visando o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ligados à Saúde Global, aumentando dessa forma a capacidade nacional de defrontar riscos em saúde.

• Saúde Global;
  • Políticas de Saúde;
  • Políticas Públicas baseadas em ciência;
  • Avaliação de Impacto em Saúde;
  • Avaliação de Tecnologias e Intervenções de Saúde.

Missão

• Fomentar a geração e partilha de conhecimento relevante na área das políticas de Saúde Global, com particular recurso a tecnologias digitais e ciência de dados e de gestão de informação. Como centro académico, ambiciona-se facultar aos decisores e aos demais atores do ecossistema da saúde global ferramentas e competências que permitam acelerar a translação de recomendações, baseadas em ciência, em políticas públicas, legislação, intervenções e/ou educação para a Saúde Global promotoras de melhores indicadores e geradoras de valor e resultados em saúde;
  • Contribuir para a inserção de Portugal nas redes de conhecimento internacionais de governação, prevenção, preparação e resiliência dos sistemas de saúde, nomeadamente com a Organização Mundial da Saúde (OMS), assim como as principais agências europeias e multilaterais ligadas à Saúde Global.

Objetivos

• Estimular e suportar o desenvolvimento e divulgação de políticas de saúde baseadas em evidência, na área de Saúde Global;
  • Desenvolver metodologias e soluções aplicadas inovadoras de avaliação de impacto de políticas no setor da saúde;
  • Promover a recolha, processamento e divulgação de dados como elemento de avaliação e governação fundamental para a aferição de Valor em Saúde;
  • Suportar a capacitação de atores políticos e decisores na área da Saúde;
  • Colocar a NOVA IMS como parceiro nas redes de cooperação cientifica, pedagógica e de governação em Saúde internacionais.

Equipa

Dr. Ricardo Baptista Leite