Roche Diagnostics
Gestão de Informação na Saúde
Objetivo
- Diante das diversas dimensões da saúde, o setor de dispositivos e testes tem enfrentado vários obstáculos no seu desenvolvimento. Desde a imposição, por parte do setor público, do critério de menor preço nos processos de aquisição para instituições do Serviço Nacional de Saúde até o nível de serviço fornecido pelas entidades no que diz respeito à manutenção e utilização dos equipamentos. Muitas vezes, a introdução de novas tecnologias com benefícios claros para os pacientes e inovações que podem resultar em melhores resultados em saúde não é devidamente reconhecida.
Para abordar esse contexto, propomos uma abordagem baseada no design thinking, que visa explorar as percepções e atitudes em relação à criação de valor e tomada de decisão no contexto dos IVD (In Vitro Diagnostics). O projeto será conduzido por dois especialistas em gestão em saúde e um professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa. Serão realizadas duas etapas: um estudo qualitativo e uma revisão de literatura sobre o "valor do diagnóstico". O objetivo é obter uma compreensão clara dos modelos de decisão existentes e identificar novas abordagens para a criação de valor com base na literatura e em entrevistas com especialistas.
Coordenador
Workshop de Design Thinking “Diagnóstico in vitro: Avaliação de Tecnologias para fins de Comparticipação/Financiamento" (Iniciativa) (Formação)
Objetivo
- O objetivo deste projeto é desenvolver, em parceria com o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), um Workshop de Design Thinking. Este workshop irá promover a interação entre os stakeholders envolvidos, visando alcançar um consenso sobre as prioridades e identificar soluções que possam impulsionar o acesso, a inovação e a melhoria dos indicadores de saúde relacionados aos testes de Diagnóstico in vitro.
Com base em estudos anteriores, foi identificada a necessidade de implementar um processo rápido de financiamento/comparticipação dessas soluções, visando possibilitar um maior acesso dos cidadãos a esses testes, o que resultaria em benefícios para a saúde. Além disso, a introdução de inovação no sistema de saúde pode gerar economia e melhorar indicadores de saúde.
Coordenador