Um novo e inspirador programa executivo da NOVA IMS, em colaboração com a Microsoft, que permitirá aos executivos C-suite levar as capacidades de Business Intelligence mais longe e construir estratégias capazes de transformar suas organizações para construírem vantagens competitivas de base analítica tirando partido dos mais recentes desenvolvimentos na área da Inteligência Artificial neste contexto.
Artificial Intelligence for Business
Artificial Intelligence for Business
Entidade Parceira
-
Microsoft
Unidade Curricular |
Curso | Valor Anual da Bolsa |
---|
AI 4 Business
É atualmente estimado que menos de 10% das empresas que usam IA conseguiram de facto operacionalizá-la efetivamente nos seus processos de negócios ou ter estratégias globais e integradas para toda a organização.
As principais razões para isso não são tecnológicas. As causas estão maioritariamente relacionadas com falta de competências e dificuldades na construção de estratégias de criação de valor integradas na suas plataformas de Business Intelligence alicerçadas nas capacidades analíticas disponíveis e em IA, incuindo dimensões como a governação e utilização ética dos dados.
Este é um programa não técnico e realizado em parceria a Microsoft no âmbito da sua iniciativa AI Business School (uma iniciativa global da Microsoft com o INSEAD), que pretende apresentar o estado da arte e capacitar os executivos de uma forma prática e accionável como construir uma estratégia de Inteligência Artificial para a sua organização, incluindo questões culturais e de responsabilidade da empresa.
Destinatários
O curso “AI 4 Business” é dirigido a executivos e líderes de organizações que queiram apostar em desenvolver estratégias de criação de valor para o negócio alicerçadas em dados e nos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos que colocam a IA ao serviço das empresas, bem como oferecer as ferramentas necessárias para a utilização de IA de forma responsável.
No final do programa os participantes irão ficar a par das atuais oportunidades geradas pelos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos disponíveis e suportados pelas tecnologias da Microsoft, bem como habilitados para construir estratégias efetivas e responsáveis de criação de novos produtos e serviços data-driven alavancados pelo potencial da ciência dos dados e da Inteligência Artificial.
Saber como guiar as pessoas num contexto de mudança e definir uma estratégia num contexto de profunda transformação digital é fundamental para a criação de valor para o negócio.
Este curso foi desenvolvido para dar resposta a estes desafios com o objetivo de capacitar executivos e líderes de negócio para uma utilização da IA focada na estratégia, na cultura da empresa e na liderança, num quadro de utilização ética dos dados.
Programa
-
Módulo 1
Definindo uma estratégia de IA:
Estabelecer um modelo de pensamento estratégico e holístico sobre o papel da analítica e da IA numa organização, incluindo um roadmap para a criação de estratégias organizacionais. Envolve a apresentação e discussão de estudos de caso de vários setores, incluindo saúde, finanças, retalho, etc.
-
Módulo 2
Criando uma cultura orientada para a IA:
Ajudar os líderes a criar organizações onde as decisões são baseadas em dados e construídas de forma colaborativa. Aborda também a necessidade de quebrar silos organizacionais e departamentais para incorporar as capacidades analíticas transversalmente na empresa e capacitar todos os colaboradores a criar valor nesta nova realidade. Inclui metodologias de avaliação de maturidade da organização e abordagens à necessária gestão da mudança para ajudar os líderes para garantir o sucesso das suas iniciativas analíticas.
-
Módulo 3
Uso responsável da IA:
Aborda a necessidade de definir princípios e manter abordagens responsáveis na utilização da IA. Apoia os executivos na compreensão da importância da governança, incluindo tópicos como explicabilidade, privacidade, segurança, conformidade e enviesamento (bias).
-
Módulo 4
Tecnologias de IA para Executivos:
Oferece aos executivos uma visão geral de alto nível das tecnologias atualmente disponíveis, incluindo processamento de imagem e texto, machine learning, serviços cognitivos, bots de conversação, etc. bem como a sua integração em soluções de negócio.
-
Módulo 5
Inovação de Base Analítica:
Um workshop prático sobre ideação de iniciativas empresariais baseadas em dados através de uma abordagem de design-thinking.
O conteúdo de cada módulo é baseado em histórias da vida real contadas por líderes reais que transformaram a IA da teoria na prática.
Conheça em detalhe o curso em Artificial Intelligence for Business.
Saber mais