A maioria das organizações dispõe de enormes quantidades de dados, gerados nos diferentes processos de negócios. Este ativo raramente é utilizado como um recurso estratégico da organização. No entanto, se pudermos traduzir estas bases de dados em factos sobre o passado, o presente e previsões sobre o futuro, estaremos em condições de transformar o processo decisional e construir uma cultura de gestão baseada em factos e evidências. É esta a promessa dos métodos analíticos: transformar a natureza dos processos decisionais, baseá-los em factos e construir uma organização proactiva.
É cada vez mais evidente que as empresas que melhor uso fizerem da informação e do conhecimento, gerado pelas suas atividades, serão capazes de melhorar a sua capacidade competitiva, potenciando a eficiência, a mitigação de riscos, a inovação e a diferenciação. A gestão baseada em factos produzirá uma nova geração de organizações de sucesso.
Este curso pretende perspetivar a organização analítica, descrever as suas características, apresentar caminhos para a sua construção, bem como as dificuldades e desafios que se colocam neste caminho.