Ver o conteúdo principal

Pós-Graduação em Sistemas Estatísticos, com especialização em Estatísticas Oficiais

SE EO

Pós-Graduação em Sistemas Estatísticos,
com especialização em Estatísticas Oficiais

A Pós-Graduação em Sistemas Estatísticos com especialização em Estatísticas Oficiais, é acreditada pelo Sistema Estatístico Europeu (SEE) com a chancela EMOS (European Master of Official Statistics) e oferece uma formação especializada em estatísticas oficiais, com destaque para a produção das estatísticas que cobrem o programa da atividade estatística dos Sistemas Estatísticos Nacionais (SEN) e das organizações internacionais das quais Portugal é membro.

Este curso tem como principal objetivo dotar os técnicos e gestores que exercem funções no âmbito do SEN, quer como produtores, quer como analistas ou utilizadores de informação estatística, com os conhecimentos e aptidões fundamentais ao exercício da sua atividade.

A Pós-Graduação tem a duração de 2 semestres letivos. No entanto, os Alunos podem frequentar o curso em regime part-time e concluir o mesmo dentro de um período estipulado de 2 anos letivos. As aulas decorrem presencialmente em sala de aula ou à distância, através de videoconferência.

  • Vagas

    Regime

    Pós-Laboral

  • Media

    Duração e ECTS

    2 semestres
    letivos
    (60 ECTS)

  • Semestres

    Frequência

    2 a 3 vezes
    por semana

  • Lingua

    Data de início

    setembro
    de 2022

Destinatários image

Destinatários

Esta Pós-Graduação dirige-se a colaboradores das instituições que integram o Sistema Estatístico Nacional de Portugal e dos países de língua oficial Portuguesa. Dirige-se igualmente a todos os interessados em estatísticas oficiais, nomeadamente a colaboradores de quaisquer outras organizações com interesses neste domínio e ao público em geral.

Objetivos

O curso tem como objetivos específicos a formação de técnicos e gestores capazes de:

  • Gerir e liderar o processo de produção de estatísticas oficiais;

  • Desenvolver técnicas e metodologias de recolha de informação;

  • Dominar os processos e ferramentas utilizados para o armazenamento, organização e acesso à informação numa entidade com responsabilidade pela compilação de estatísticas;

  • Aplicar diversas ferramentas estatísticas e computacionais de exploração e análise de informação, de forma a produzir estatísticas oficiais com valor acrescentado para a tomada de decisão;

  • Comunicar resultados, escrita e oralmente, adequando-os ao nível e interesses específicos da audiência.

NOVA IMS

Conheça em detalhe a Pós-Graduação em Sistemas Estatísticos, com especialização em Estatísticas Oficiais

Saber mais